Onde:
Comer à brasileira no Rio de Janeiro: 8 pratos imperdíveis

Comer à brasileira no Rio de Janeiro: 8 pratos imperdíveis

por Olga Borges 6 meses atrás

Índice

  • 1. Açaí na tigela, um café da manhã que faz sucesso
  • Comece o dia com açaí na tigela no Bibi Sucos, Rio de Janeiro
  • 2. Crepes de tapioca, um café da manhã simples e saboroso
  • Coma crepes de tapioca incríveis no Tapí Tapioca & Açaí Leblon
  • 3. Bolo de fubá, ou bolo de milho
  • Prove um bolo de fubá na Casa de Bolos
  • 4. Sopa Leão Veloso, um prato clássico de frutos do mar
  • Peça a sopa Leão Veloso no Restaurante Príncipe de Mônaco
  • 5. Coxinha, um salgado crocante de frango
  • Desfrute de coxinhas na Carol Coxinhas, em Copacabana
  • 6. Moqueca, um ensopado brasileiro de frutos do mar
  • Saboreie moqueca no Botequim Canto do Peixe
  • Filé à Oswaldo Aranha
  • Delicie-se com um filé Oswaldo Aranha no Boteco Belmonte
  • 8. Bolo de rolo, uma sobremesa que desmancha na boca
  • Experimente um bolo de rolo no Maya Café
  • Rio de Janeiro, onde a culinária brasileira brilha
Mostrar no mapa

Quando ouve “Rio de Janeiro”, há duas imagens que vêm à mente: a grande estátua do Cristo Redentor e a vista panorâmica da praia de Ipanema, com Bebel Gilberto murmurando a letra de “A Garota de Ipanema” no fundo. Apreciadores de comida também vão se lembrar da feijoada, do empadão e da farofa. Porém, como é óbvio, esta cidade global tem muito mais a oferecer.

Nosso guia recomenda 8 pratos da cozinha tradicional brasileira que são menos conhecidos que os referidos acima. Nós os agrupamos por tipo de refeição – café da manhã, almoço e jantar. Para cada iguaria, sugerimos um restaurante onde pode comê-la. Também mencionamos pontos turísticos que se encontram nas proximidades. Acha conveniente este formato? Então, vamos começar nosso dia no Rio de Janeiro.

1. Açaí na tigela, um café da manhã que faz sucesso
Tigelas de açaí
Tigelas de açaí

As tigelas de açaí são um creme servido com aveia, frutas e granola. O açaí também pode ser transformado em purê com frutas vermelhas ou em pó e também é conveniente para fazer bebidas. O açaí é uma fonte de aminoácidos e ácidos graxos, seu número em alguns frutos ultrapassa o número de várias frutas.

Açaí na tigela, prato tradicional brasileiro. Foto: wirestock, FreepikAçaí na tigela, prato tradicional brasileiro. Foto: wirestock, Freepik

O açaí na tigela é um café da manhã popular entre os brasileiros que zelam pela boa forma física (quase todo o mundo no Rio de Janeiro). É uma deliciosa mistura de açaí congelado, que adquire um agradável sabor acídulo após batido, xarope de guaraná, granola, banana e outras frutas.

O açaí é parecido com a uva, mas cresce em palmeiras das florestas tropicais da América do Sul. Ricos em antioxidantes, acredita-se que esses frutos ajudam na prevenção dos problemas cardiovasculares, proteção contra o câncer e manutenção da memória. No século XXI, a demanda por açaí teve um rápido crescimento em todo o mundo, pelo que hoje é ativamente cultivado.

Uma teoria popular sugere que a tigela de açaí foi inventada no final dos anos 1980 pela família Gracie, donos de uma rede de academias de jiu jitsu. Na década de 1990, o Brasil viu um boom de adeptos do estilo de vida saudável, o que, naturalmente, lançou este prato de mil benefícios ao estrelato. Não importa o que você pensa do jiu jitsu, é obrigatório experimentar esta iguaria em uma de suas manhãs no Rio de Janeiro.

Comece o dia com açaí na tigela no Bibi Sucos, Rio de Janeiro
Foto do Restaurant Guru
Foto do Zomato
Foto do Foursquare
Foto do Foursquare
Foto do Google
Foto do Foursquare
Foto do Google
Bibi Sucos
#18036 de 21423 pubs & bares em Rio de Janeiro, Brasil
Av. Gen. Guedes da Fontoura, 800, Lj. A, Rio de Janeiro, Brasil, 22621-243
Pode ser permanentemente fechado

Ipanema é maravilhosa de manhã, quando o sol ainda está suave, o ar fresco e o mar especialmente convidativo. É uma escolha lógica para começar seu dia no Rio. Dada a quantidade de restaurantes de todos os tipos no bairro, seu café da manhã pode ser qualquer coisa. Porém, se você deseja arrancar com um açaí na tigela super saudável, vá ao Bibi Sucos. Marcado como uma simples loja de sucos no Google Maps (pontuação 4,5 com cerca de 1200 avaliações), este lugar serve um açaí excepcional, segundo alguns elogios online.

2. Crepes de tapioca, um café da manhã simples e saboroso

Crepes de tapioca, prato tradicional brasileiro. Foto: KamranAydinov, FreepikCrepes de tapioca, prato tradicional brasileiro. Foto: KamranAydinov, Freepik

Se prefere ter várias opções de recheio no seu café da manhã, experimente os crepes de tapioca. A tapioca é o amido da planta mandioca, ingrediente central de numerosas receitas de países tropicais. A mandioca é amplamente considerada uma cultura alimentar que ajuda no combate à fome, já que é tolerante à baixa qualidade do solo e das condições em que cresce. O lado negativo dessa caraterística é o reduzido valor nutricional: a tapioca é composta principalmente por carboidratos, é quase desprovida de proteínas, vitaminas e minerais.

Portanto, os crepes de tapioca não apresentam um rico sabor por si sós, sendo sempre servidos com diversos recheios doces ou salgados, como queijo, coco ou chocolate. Isso os torna uma opção versátil para o café da manhã ou lanche. Existem versões com frango e vegetais enlatados, peixe com batatas fritas, leite condensado e frutas vermelhas. Enfim, é uma questão de imaginação e criatividade.

Coma crepes de tapioca incríveis no Tapí Tapioca & Açaí Leblon
Foto do Restaurant Guru
Foto do Foursquare
Foto do Google
Foto do Facebook
Foto do Google
Foto do Facebook
Foto do Facebook
Tapí Tapioca
#1100 de 7370 cafés em Rio de Janeiro, Brasil
Av. Ataulfo de Paiva, 470 - Loja A, Rio de Janeiro, Brasil, 22440-033
Aberto até às 22:00

Ao virar da esquina do Bibi Sucos fica o Tapí Tapioca & Açaí Leblon, uma lanchonete com funcionários simpáticos, preços razoáveis e uma ampla seleção de recheios de crepes de tapioca. Esta loja parece não fazer distinção entre locais e turistas, daí a política de preços amigável. Situada a alguns quarteirões ao norte da famosa praia de Ipanema, é uma ótima escolha para tomar café da manhã ou lanche a caminho do centro do Rio de Janeiro.

3. Bolo de fubá, ou bolo de milho

Bolo de fubá, prato tradicional brasileiro. Foto: KamranAydinov, FreepikBolo de fubá, prato tradicional brasileiro. Foto: KamranAydinov, Freepik

Mais um prato que muitos brasileiros gostam de comer pela manhã é o bolo de fubá, ou bolo de milho, que tem um sabor doce e delicado. Acompanhamento perfeito para uma xícara de café, esta sobremesa macia e úmida é feita com um conjunto simples de ingredientes: farinha de milho fina (também conhecida como fubá), açúcar, manteiga ou óleo vegetal, ovos, leite e fermento em pó.

O bolo de fubá é considerado uma mistura interessante de tradições culinárias portuguesas e africanas. O milho é uma parte essencial da dieta brasileira há séculos. Os portugueses trouxeram novas técnicas, junto com alimentos totalmente novos como açúcar, manteiga e ovos. Os escravos africanos, que precisavam ser criativos ao cozinhar, adotaram tanto as técnicas quanto os ingredientes, inventando o bolo de fubá.

O bolo de fubá brasileiro é um prato delicioso por si só. No entanto, podem ser adicionadas diferentes coberturas ou até outros ingredientes, como coco e queijo, para aumentar o sabor. Abrace essa variedade: a maioria das versões que fogem à receita original e que estão disponíveis nos restaurantes do Rio de Janeiro merecem sua atenção.

Prove um bolo de fubá na Casa de Bolos
Foto do Restaurant Guru
Foto do Facebook
Foto do Facebook
Foto do Facebook
Foto do Google
Foto do Google
Casa de bolos
#1901 de 2956 restaurantes com sobremesas em Rio de Janeiro, Brasil
R. Xavier da Silveira, 50 - b, Rio de Janeiro, Brasil, 22061-010
Aberto até às 19:00

A praia de Ipanema é um excelente lugar para começar o seu dia no Rio de Janeiro, mas não é a única zona de areia com acesso ao mar. Entre outras, há Copacabana, que proporciona manhãs igualmente agradáveis, especialmente dado que a Casa de Bolos, uma das melhores pastelarias da área, está logo na esquina. Ali pode conhecer o sabor autêntico do bolo de fubá. Na verdade, é uma rede de cerca de 20 lojas. Portanto, se você estiver, digamos, perto do Museu do Amanhã (não deixe de visitá-lo, vale algumas horas do seu tempo), também pode passar pela Casa de Bolos.

4. Sopa Leão Veloso, um prato clássico de frutos do mar

Sopa Leão Veloso, prato tradicional brasileiro. Foto: KamranAydinov, FreepikSopa Leão Veloso, prato tradicional brasileiro. Foto: KamranAydinov, Freepik

Hora do almoço? Vamos arrancar com uma das melhores e mais saudáveis sopas, pois tem frutos do mar como seu componente central. Na realidade, os brasileiros não comem muita sopa: há menos de uma dúzia de receitas populares desse tipo de prato em seus livros de culinária, além de um número desconhecido de variações locais. A sopa Leão Veloso é uma das mais famosas e é extremamente boa.

Repare: as palavras que constituem o nome da sopa se escrevem com maiúscula inicial. A razão é que o prato foi batizado assim em homenagem a Leão Veloso, um diplomata que representou o Brasil na França no início do século XX. Lá, ele se apaixonou pela sopa bouillabaisse. De volta ao Brasil, tentou reproduzir a joia da culinária francesa, mas faltavam os ingredientes. Assim nasceu a sopa Leão Veloso: os componentes da bouillabaisse que não estavam disponíveis foram substituídos por produtos locais. O resultado foi tão bom que o prato logo entrou nos cardápios dos melhores restaurantes do Brasil.

Hoje, esta sopa picante e rica costuma levar peixe branco, amêijoas, mexilhões, lagosta ou caranguejo como componente central e vegetais. O Rio de Janeiro, com seu diversificado cenário gastronômico, é um dos melhores lugares para conhecer a verdadeira sopa Leão Veloso.

Peça a sopa Leão Veloso no Restaurante Príncipe de Mônaco
Foto do Restaurant Guru
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Foursquare
Restaurante Príncipe de Mônaco - (Copacabana)
#176 de 44270 restaurantes em Rio de Janeiro, Brasil
Rua Miguel Lemos 18 loja ABC, Rio de Janeiro, Brasil, 22071-001
Aberto até às 02:00

Copacabana não é apenas sinónimo de praia. O bairro apresenta outros pontos turísticos que, quando a areia ficar muito quente, você vai querer riscar de sua lista de lugares para visitar no Rio de Janeiro. Um deles é o Forte de Copacabana, que foi convertido em museu, contando a história do Brasil. Há também um restaurante com mesas que proporcionam uma vista espetacular da costa e do oceano. Mas como é um pouco caro, talvez você prefira caminhar mais 200 metros até o Restaurante Príncipe de Mônaco, um espaço elogiado por seus frutos do mar, porções generosas e, claro, pela sopa Leão Veloso.

5. Coxinha, um salgado crocante de frango
Coxinha
Coxinha

A coxinha é um prato brasileiro popular que apareceu a mais de cem anos. De acordo com a lenda, o filho da Princesa Isabel comia somente a coxa do frango assado. Um dia o cozinheiro não tinha coxas para assar, e então usou o frango como um todo, transformado-o em um salgadinho frito no formato de uma coxa. Assim o perspicaz cozinheiro agradou o filho da princesa, e as coxinhas espalharam-se pelo Brasil a fora como um substituto mais saciante e barato para as coxas de frango assadas.

Coxinha, prato tradicional brasileiro. Foto: Mateus Andre, FreepikCoxinha, prato tradicional brasileiro. Foto: Mateus Andre, Freepik

A coxinha, cuja forma lembra uma pequena coxa de galinha, é um prato brasileiro muito popular, que pode ser consumido como petisco ou como o segundo prato de um farto almoço (nossa sugestão). Feito com massa que inclui farinha de trigo, purê de batata e caldo de galinha, este salgadinho envolve um recheio elaborado com carne de frango desfiada, queijo ou requeijão, cebola, salsa e cebolinha, podendo ser adicionado molho de tomate e cúrcuma. Modelada em forma de gota, a coxinha é enfarinhada e frita em óleo quente.

A coxinha tem uma interessante história de origem. Reza a lenda que um jovem príncipe se recusava a comer tudo, menos coxas de frango. Quando não havia mais, a cozinheira inventou a receita de coxinha, servindo-a como um compromisso. No entanto, a maioria dos pesquisadores da culinária brasileira acredita que o quitute apareceu em São Paulo, no século XIX, quando as fábricas estavam em rápido desenvolvimento. A coxinha foi desenvolvida para alimentar milhares de trabalhadores, sendo um substituto mais barato de coxas de galinha.

Não importa se foi uma só senhora habilidosa que inventou o prato ou um grupo de pessoas, não deixe de saborear a coxinha durante seu almoço no Rio de Janeiro logo que tiver a oportunidade.

Desfrute de coxinhas na Carol Coxinhas, em Copacabana
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Carol Coxinhas (Copacabana, RJ)
#1457 de 6951 cafeterias em Rio de Janeiro, Brasil
Rua Figueiredo de Magalhães, 581 - Loja A, Rio de Janeiro, Brasil, 22031-011
Aberto até às 20:30

Em comparação com restaurantes independentes, as redes são quase sempre uma escolha confiável do ponto de vista da segurança e do sabor. É especialmente o caso de cadeias que cresceram de uma pequena loja familiar: esse tipo de evolução é impossível sem padrões elevados em tudo relacionado ao negócio, ainda mais se ele consiste em alimentar pessoas. A Carol Coxinhas é uma daquelas empresas. Portanto, se lhe apetece um petisco típico brasileiro para finalizar o almoço, procure uma loja da rede (recomendamos aquela que fica na Rua Figueiredo de Magalhães, 581, perto de Copacabana) e coma uma coxinha verdadeira do Rio.

6. Moqueca, um ensopado brasileiro de frutos do mar
Moqueca
Moqueca

Espessa sopa de peixe brasiliera com pedaços de salmão, tomates, pimenta-biquinho, cebola e leite de coco. Essa sopa de peixe temperada é normalmente cozida e servida em panelas de barro.

Moqueca, prato tradicional brasileiro. Foto: FreepikMoqueca, prato tradicional brasileiro. Foto: Freepik

A moqueca é um ensopado clássico brasileiro de frutos do mar. O prato combina técnicas culinárias e ingredientes introduzidos pelos povos que compõem o Brasil contemporâneo: os indígenas da América do Sul, os portugueses e os africanos. A receita original, que não mudou muito desde que tomou sua forma final, pode ser rastreada até 300 anos atrás. Hoje, existe uma série de versões reconhecidas de moqueca, com a maioria utilizando os mesmos ingredientes principais: óleo de palma/azeite e leite de coco como base líquida, peixe e/ou camarão para proteína e sabor, além de tomate, cebola, alho, limão e coentro, que adicionam aroma e gosto ao prato.

Pode pedir moqueca na maioria dos restaurantes de mariscos do Rio de Janeiro. Normalmente servida com coentro recém-picado e arroz ou farofa por baixo ou ao lado, é uma ótima opção para recuperar energias após um dia de passeio pela Cidade Maravilhosa (um dos apelidos do Rio).

Saboreie moqueca no Botequim Canto do Peixe
Foto do Restaurant Guru
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Botequim Canto Do Peixe
#11 de 226 restaurantes de frutos do mar em Niterói, Brasil
Av. Visconde do Rio Branco, 701, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, 24020-005
Aberto até às 00:00

A moqueca é um clássico da culinária brasileira. Isso significa que você pode encontrá-la na maioria dos restaurantes de frutos do mar do Rio de Janeiro que se autodenominam assim. Recomendamos o Botequim Canto do Peixe para provar o prato. Ele fica no município carioca de Niterói, que tem muitos pontos de interesse para ver (Praia de Itacoatiara, Parque da Cidade, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, entre outros), pelo que você não deixará de passar por lá. Cruzar a Ponte Presidente Costa e Silva, uma estrutura de concreto de 13,29 km de comprimento que liga o Rio de Janeiro a Niterói (uma das pontes mais extensas do mundo), é uma experiência única por si só, que você não pode perder enquanto estiver na Cidade Maravilhosa.

Filé à Oswaldo Aranha

Filé à Oswaldo Aranha, prato tradicional brasileiro. Foto: Vinicius Siqueira. Licença CCAA4.0. Original recortado.Filé à Oswaldo Aranha, prato tradicional brasileiro. Foto: Vinicius Siqueira. Licença CCAA4.0. Original recortado.

Se está com vontade de comer um prato autêntico de carne numa noite agradável no Rio de Janeiro, terá que fazer uma escolha. Pode optar pelo churrasco, que garante uma refeição nem-sucedida, ou pode sair da zona de conforto e experimentar uma receita brasileira tradicional, mas diferente dos alimentos básicos de outras cozinhas nacionais. Conseguimos despertar seu interesse? Prove então o filé à Oswaldo Aranha.

É o segundo prato de nossa lista que leva o nome de seu criador. Neste caso, também se trata de um político e diplomata, Oswaldo Aranha. Foi um cliente regular do restaurante Cosmopolita, no Rio de Janeiro. Certa vez, em 1947, ele pediu um bife com alho frito por cima e os três acompanhamentos que o lugar oferecia. Assim nasceu o filé Oswaldo Aranha, um bife de filé mignon coberto com alho picado frito e acompanhado de batatas fritas crocantes, arroz branco e farofa. Um jantar variado em um prato? Pois é!

Delicie-se com um filé Oswaldo Aranha no Boteco Belmonte
Foto do Restaurant Guru
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Belmonte
#5252 de 44270 restaurantes em Rio de Janeiro, Brasil
R. Jardim Botânico, 617, Rio de Janeiro, Brasil, 22470-050
Aberto até às 00:00

Como atração turística, jardins botânicos oferecem algo para todos: bons locais para selfies, novos conhecimentos para quem os procura, bancos sob a sombra de árvores para descansar e tomar ar fresco. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro não é exceção, possuindo trilhas, milhares de espécies de plantas e animais e até um instituto de pesquisas. Depois de aproveitar a natureza, vá ao Boteco Belmonte, um restaurante especializado em culinária brasileira, chope local e diversos petiscos. Peça o filé Oswaldo Aranha e tudo mais que lhe agrade no momento. A comida não tardará a chegar. E pergunte com antecedência sobre gorjeta, já que pode estar incluída na conta.

8. Bolo de rolo, uma sobremesa que desmancha na boca
Bolo De Rolo
Bolo De Rolo

O bolo de rolo, patrimônio imaterial do estado brasileiro de Pernambuco, é um doce feito com massa fina (farinha, ovos, açúcar, manteiga), que é coberta com goiabada e enrolada para depois ser cortada em deliciosos pedaços.

Bolo de rolo, prato tradicional brasileiro Foto: Fabiobarros. Licença CCAA4.0. Original recortado.Bolo de rolo, prato tradicional brasileiro Foto: Fabiobarros. Licença CCAA4.0. Original recortado.

O bolo de rolo é tão importante para a gastronomia brasileira que foi oficialmente declarado Patrimônio Imaterial do estado de Pernambuco, reconhecimento consagrado em lei especial. Do ponto de vista culinário, é um bolo que leva ingredientes simples, como farinha, ovos, manteiga e açúcar. A massa é espalhada em camadas finas, depois é coberta com goiabada e enrolada. O bolo de rolo lembra um rocambole, mas tem camadas muito mais finas.

Esta sobremesa brasileira é uma adaptação do "colchão de noiva", um doce fofo com amêndoa de origem portuguesa. A goiabada substitui a amêndoa, que não estava disponível no Brasil quando a receita foi criada. Hoje há versões do bolo de rolo recheadas com chocolate, avelã ou doce de leite. No entanto, sugerimos que termine seu jantar no Rio de Janeiro com a sobremesa original.

Experimente um bolo de rolo no Maya Café
Foto do Restaurant Guru
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Foursquare
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Maya Café
#14 de 7370 cafés em Rio de Janeiro, Brasil
Rua Professor Ortiz Monteiro, 15/B, Laranjeiras, Rio de Janeiro, Brasil, 22245-100
Aberto até às 22:00

O Rio de Janeiro possui muitas elevações, por isso não é de estranhar que haja vários miradouros espalhados pela cidade. O mais notável, claro, é o do Cristo Redentor. Porém, existem outros locais que oferecem panoramas de tirar o fôlego. Por exemplo, o Mirante do Pedrão, que permite apreciar as vistas tanto para o norte quanto para o sul da metrópole. Depois de fotografar tudo o que há para fotografar, dirija-se ao Maya Café, onde poderá saborear um autêntico bolo de rolo brasileiro, algo indispensável no final de um dia movimentado.

Rio de Janeiro, onde a culinária brasileira brilha

Sem dúvida, o Rio de Janeiro faz jus ao seu apelido de Cidade Maravilhosa. Há lugares que é melhor evitar, claro, mas esse fato não prejudica em nada o valor turístico da metrópole. É improvável que você explore tudo o que quiser em uma única viagem, por isso salve esta página e outros guias do Rio de Janeiro que preparamos para você:

Rio De Janeiro: Traditional Brazilian Cuisine

– Absolute best things to do in Rio de Janeiro, Brazil

– The 5 hottest Michelin-awarded restaurants in Rio de Janeiro

Melhor ainda, clique/toque no ícone no canto superior direito da tela e crie sua conta no Restaurant Guru. Assim terá tudo que merece atenção bem armazenado e acessível a qualquer momento. Para receber novidades do Restaurant Guru em seu email (novos artigos, receitas, destinos, etc), assine nossa newsletter no campo abaixo da secção de comentários!

Mostrar no mapa
Adicione seu comentário

0 comentários

Mostre mais (-5)arrow