Com um nome que significa literalmente "belo horizonte", dificilmente se pode esperar que Belo Horizonte seja outra coisa senão espetacular. É uma das maiores cidades do continente e o centro da área metropolitana povoada por milhões e milhões de pessoas. Com história datada do século XVIII, Belo Horizonte é cercada por montanhas e grandes áreas verdes. Uma grande metrópole no Brasil é um mundo à parte, que inclui sua gastronomia e o panorama gastronômico em geral.
O gosto e textura desses doces está entre uma trufa de chocolate e um caramelo de chocolate macio.
Não é a ideia mais saudável começar a explorar a cena gastronômica de Belo Horizonte com doces, mas vamos admitir - não há nada mais brasileiro do que brigadeiros. Supostamente inventada por um confeiteiro carioca para promover a candidatura presidencial de Eduardo Gomes, a guloseima sobreviveu ao seu propósito inicial e se tornou marca registrada de cafés e restaurantes de todo o país. Um brigadeiro é facilmente reconhecível sendo moldado em pequenas bolas cobertas com granulado de chocolate e colocadas em uma forma de cupcake pequeno.
Em Belo Horizonte, va ao o Boca do Forno para uma autêntica experiência de brigadeiro.
Vamos manter a temperatura da nossa lista elevada e passar dos doces aos peixes. O brasileiro sabe preparar peixe, e um dos pratos mais populares de Belo Horizonte é o daurade. Este pode ser comido como ensopado, grelhado, assado e os brasileiros fazem até sanduíches com ele. Naturalmente, diferentes restaurantes oferecem suas próprias refeições com daurade, e é uma missão descobrir a receita mais original e sua melhor execução. O curioso é que a moda do daurade provavelmente veio do Japão, onde é o tipo de peixe mais popular de pescar. As influências japonesas são muito fortes no Brasil, pois há muitos brasileiros com ascendência japonesa.
Se quer bons peixes, incluindo daurade, não pode deixar de conhecer o Xanadu Delícias do Mar.
Antes de irmos mais longe, devemos prestar atenção a mais peixes. Os brasileiros amam seus frutos do mar e os fazem quase como se faz arte. Por exemplo, há um prato de frutos do mar que se originou no Peru, normalmente feito de peixe cru fresco curado em sucos cítricos frescos, mais comumente limão ou lima. É chamado de ceviche e só cresceu em popularidade desde que foi introduzido pela primeira vez, por volta de 1820. Alguns dizem que é pré-hispânico, outros atribuem sua origem a diferentes países da América do Sul, mas todos gostam.
Para um ceviche gostoso, não deixe de checar o Inka.
Agora, isso é algo que definitivamente veio da Espanha. Ou talvez Portugal, já que as origens da comida são tão incertas quanto o caminho que temos pela frente ao explorar os churros. Alguns chegam a dizer que os churros vieram da China para a Europa e depois se espalharam para o Brasil e outros países. Eles certamente parecem exóticos o suficiente. Os churros são fritos até ficarem crocantes e podem ser polvilhados com açúcar. A superfície de um churro é estriada por ter sido canalizada de uma churrera, uma ferramenta em forma de seringa com um bico em forma de estrela.
Churros são muito comuns em Belo Horizonte, o Restaurante Paladino é uma boa escolha na hora de experimentá-los.
Em seguida, devemos passar para algo completamente diferente. No Brasil, existe o rosto, prato de origem italiana composto por penne ao molho de tomate com carne bovina ou ocasionalmente porco, cogumelos e cenoura, entre outros vegetais. A parte mais importante da receita é ralar "queso bola" por cima do “rosto”. A origem do nome "rosto" é provavelmente da palavra inglesa "roast", o que acrescenta mais uma camada ao mistério exótico do prato.
O rosto é um tipo de pasta e pode ser facilmente encontrado na Taberna Livorno e similares.
Agora, este prato é bastante surpreendente. Quem diria que um prato tradicional albanês seria tão popular em uma das maiores cidades brasileiras? No entanto, lá está, em centenas de restaurantes. Tavë kosi é feito de cordeiro e arroz cozido com uma mistura de iogurte e ovos adicionados à farinha de trigo e manteiga. Na verdade, a receita original requer sour cream, mas raramente você encontrará um com a receita clássica no Brasil. Ainda assim, é um fenômeno interessante e um prato bastante saboroso que vale a pena explorar.
Você pode começar a exploração com o Restaurante Do Porto.
Parece que o Brasil adaptou os melhores alimentos de todo o mundo. Bastilla, por exemplo, é uma torta de carne ou frutos do mar do norte da África que, de alguma forma, encontrou seu caminho em muitos restaurantes em Belo Horizonte. Provavelmente, isso se deve aos imigrantes de lugares como Israel e países europeus com influências do Magrebe. Existem muitas variações de bastilla com recheios diferentes - a bastilla de frango é polvilhada com açúcar de confeiteiro e canela, a bastilla de frutos do mar é geralmente temperada com uma leve pitada de queijo ralado e algumas rodelas de limão.
A Pastelaria Marília de Dirceu é um restaurante conceituado com uma ótima bastilla entre outros pratos.
No Brasil, o churrasco são pedaços de carne assados na grelha. O churrasco brasileiro contém uma grande variedade de produtos de carne e muidezas preparadas em uma grelha de churrasco comum.
Vamos continuar pulando e dessa vez pousar na churrascaria. Esse é o nome para um restaurante de carnes no Brasil e países vizinhos onde você sempre encontra um churrasco com diferentes tipos de carnes, porco, linguiça e frango, às vezes até misturados em um mix inesquecível. Muitas churrasqueiras brasileiras não têm cortes grelhados, apenas as carnes em espetos e cortadas na hora. O prato é o preparado de carne mais popular do Brasil e, em Belo Horizonte, existem mais de mil lugares para degustar.
Um churrasco bom sempre pode ser encontrado na Cantina da Nâna.
Um ensopado de frango com arroz, prato típico de Minas Gerais.
A coisa mais distante da carne grelhada seria canja de galinha, então é aí que pousamos a seguir. A tradicional galinhada é isso mesmo - um ensopado de frango com um toque local. Ao contrário de muitos itens de nossa lista, é totalmente local. Combinada com arroz e apimentada com especiarias e preparada de acordo com as preferências pessoais do chef, a galinhada é tão comum quanto o pão, apesar de ser bastante exótica para olhos despreparados. Claro, a simplicidade é apenas visual, já que o sabor é bastante elaborado.
O Amarelim Do Prado serve algumas das melhores galinhadas da cidade.
O principal prato brasileiro é ao mesmo tempo comida do dia a dia e de festa, vida diária e ritual, um código a ser seguido à risca e liberdade sem fim. No coração da carne suína frita com feijão e arroz, e ao seu redor - uma legião de possíveis enredos.
Para não pular muito alto no final, terminamos com outro cozido, ainda que completamente diferente. A Feijoada é feita com feijão e carne de porco ou vaca e, ao contrário dos ensopados de frango, é preparada em fogo baixo em uma panela grossa de barro. Naturalmente, encontrar uma forma tão clássica de fazer o ensopado é raro, mas em Belo Horizonte sempre há muitas opções para quem quer experimentar uma autêntica comida brasileira. Na verdade, o prato nacional do Brasil, que na verdade é a feijoada, não pode ser ignorado.
A Feijoaria, com nome apropriado, é um bom lugar para experimentar a feijoada.
Como você pode ver, Belo Horizonte é tão diversificada quanto bonita, e um viajante pode encontrar quase qualquer tipo de comida. Esperamos que você também.
1 comentário
Pães Caseiros da Marizilda