Onde:
Os top 5 restaurantes com estrelas Michelin no Rio de Janeiro

Os top 5 restaurantes com estrelas Michelin no Rio de Janeiro

por Olga Borges 23 dias atrás

Índice

  • 1. Mee
  • 2. Cipriani
  • 3. Lasai
  • 4. Oteque
  • 5. Oro
Mostrar no mapa

O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, é o destino mais badalado da América do Sul, recebendo cerca de 3 milhões de turistas anualmente. Multidões convergem para a metrópole, atraídas pelas deslumbrantes praias de Copacabana e Ipanema, pela vista impressionante do Pão de Açúcar e pela icônica estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado. Há quem se aventura a explorar as famosas favelas dos morros, algumas das quais são seguras para visitação.

Junto com São Paulo, o Rio é um lugar movimentado mas confortável para se viver. Ele possui uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca, que dá a sensação de estar no meio da selva amazônica e faz você esquecer dos 7 milhões de pessoas ao redor e do trânsito barulhento nas ruas.

A Megalópole Rio-São Paulo abriga mais de 150 restaurantes de excelência elogiados pelo Guia Michelin. No século XIX, imigrantes de mais de 50 países, incluindo Itália, Japão e França, chegaram ao Brasil por razões políticas e financeiras e em busca de trabalho nas plantações de café. Alguns descendentes dos estrangeiros conseguiram preservar as tradições culinárias de seus países e até combiná-las com a cozinha brasileira. Foi assim que chefs lendários e restaurantes estrelados surgiram nas grandes cidades brasileiras. Abaixo, listamos alguns desses endereços.

1. Mee
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Restaurante Mee
#16 de 44267 restaurantes em Rio de Janeiro, Brasil
Av. Atlântica, 1702 Belmond Copacabana Palace, Rio de Janeiro, Brasil, 22021-001
Fechado até às 19:00

1 estrela Michelin, prêmio de Melhor Restaurante Asiático 2016 pela Veja Rio Comer & Beber, prêmio de Restaurante do Ano 2016 pela Embratur, alguns dos prêmios do chef Ken Hom: The Golden Chopstick Award – Outstanding Contribution to Food Award (2018), Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II por contribuição à arte culinária, retrato na National Portrait Gallery, em Londres, na coleção de personalidades famosas e importantes da Grã-Bretanha

Pronunciado como um nome feminino que significa "beleza" em coreano, o Mee é um restaurante panasiático que fica no icônico hotel Copacabana Palace. Seu chef, Ken Hom, é uma personalidade de renome mundial, reconhecido por sua contribuição à culinária e pela popularização da cozinha chinesa no Reino Unido e na América Latina. Ele também trabalha como consultor para hotéis, restaurantes e companhias aéreas e cozinha pessoalmente para presidentes, primeiros-ministros, celebridades e realeza.

No longo balcão do Mee, optando pelo Omakase, experiência gastronômica interativa, os clientes podem experimentar 10 pratos de peixe exclusivos do chef, incluindo enguia, vieiras e carne Kobe ao molho de soja especial. Outro menu exótico do Mee leva os clientes a uma viagem pelo Sudeste Asiático, onde os chefs aprenderam as técnicas culinárias e receitas antes de abrir o restaurante. Na cozinha, visível através de um vidro que a separa do salão, eles criam pratos inovadores, como a salada tailandesa apimentada com camarão, manga, abacaxi, pepino, rabanete e amendoim ou o caranguejo vietnamita com sal e pimenta. Além disso, mais de 25 tipos de saquê importados do Japão estão disponíveis para pedido e degustação.

O menu Omakase mais acessível começa em 95 $ e o menu-degustação custa a partir de 88 $. Há também opções vegetarianas e a possibilidade de harmonização com vinhos.

No final de 2012, o restaurante passou por uma grande reforma que custou 20 milhões de dólares. No interior, encontra cabines no estilo de casas de chá com divisórias de madeira, um robusto parquet de madeira e retratos orientais feitos por um famoso artista de Bangkok. As paredes são pintadas em um vermelho profundo, evocando o esmalte chinês sang-de-boeuf, o que contribui para a atmosfera única. Tudo isso é complementado pela música lounge asiática e pelo aroma característico de lírio e gengibre.

2. Cipriani
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Copacabana Piano Bar
#12 de 44267 restaurantes em Rio de Janeiro, Brasil
Av. Atlântica, 1702, Rio de Janeiro, Brasil, 22021-001
Fechado até Quinta

1 estrela Michelin, prêmios do chef: #1 no Chef Emergente do Ano 2013, estágios no Claridge's, Versailles e Gordon Ramsay, em Londres

Também situado no hotel Copacabana Palace, o Cipriani é um dos restaurantes mais formais e históricos do Rio, aberto há 30 anos. Imagine um salão no estilo clássico com carpete vermelho e dourado, poltronas aveludadas, toalhas de mesa brancas, lustres de seda e de cristal, colunas romanas e janelas do chão ao teto que dão para a luxuosa piscina do hotel.

O espaço oferece culinária italiana de altíssimo nível sob o comando de Nello Cassese, um premiado chef originário da província de Nápoles. Cassese traz uma bagagem impressionante, tendo estagiado em alguns dos melhores restaurantes europeus, incluindo o Gordon Ramsay em Londres. Você poderá escolher entre dois menus-degustação diferentes dedicados às regiões italianas, de norte a sul. O primeiro se chama Chef’s Signature Dishes e inclui as famosas receitas de Cassese, por exemplo, o carpaccio de wagyu, o raviolini del plin com frango e queijo provolone, além da seleção de queijos artesanais italianos (custa 90 $ por pessoa). O segundo cardápio é intitulado de Tradition-Innovation e traz o tortelli com pato, pistache e queijo ricota caseiro, o risoto com ostras, o Vitello Tonnato, vitela fria fatiada com molho de atum, e outros pratos exclusivos feitos com produtos importados da Itália (custa 115 $).

Se você busca uma experiência realmente única, reserve “a mesa do chef” com apenas 6 lugares e jante na própria cozinha, observando toda a ação de perto.

O restaurante Cipriani já atendeu várias celebridades, entre elas a família Obama, Will Smith, Madonna e Mick Jagger. Embora não seja necessário seguir um código de vestimenta específico, recomendamos que se vista bem e faça uma reserva com antecedência.

3. Lasai
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Lasai Restaurante
#2 de 44267 restaurantes em Rio de Janeiro, Brasil
Largo dos Leões, 35, Rio de Janeiro, Brasil, 22271-020
Fechado até às 20:00

1 estrela Michelin desde 2015, lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, lista dos 100 Melhores Restaurantes do Mundo

A palavra "lasai" significa “tranquilo” em euskera, língua falada no País Basco, onde o chef Rafa Costa e Silva passou a maior parte de sua formação culinária. Lá, ele esteve à frente da cozinha no Mugaritz, um dos estabelecimentos mais conceituados do mundo, antes de abrir seu próprio espaço no Brasil. O Lasai, um dos seis restaurantes cariocas com estrelas Michelin, está situado no Humaitá, zona sul do Rio, e ocupa uma antiga casa colonial, com interior elegante e ambiente descontraído.

Conhecido por sua abordagem da fazenda à mesa, o empreendimento possui duas hortas que abastecem a cozinha com legumes, verduras e frutas mais frescas. Os pratos elaborados pelo chef e sua talentosa equipe protagonizam os vegetais da época, sem dispensar frutos do mar e carnes da mais alta qualidade provenientes de fornecedores locais.

O menu-degustação propõe aproximadamente 15 pratos, incluindo o ceviche de pupunha, o chuchu com frutos do mar, o bolo de beterraba com recheio de caju e os picles da horta. O preço é de 180 $ por pessoa, mais 86 $ pela harmonização de vinhos. Durante esta incrível experiência gastronômica, os clientes ficam sentados de frente para a cozinha, num balcão de mármore branco, podendo acompanhar cada passo do preparo. Há apenas dez lugares disponíveis, por isso faça uma reserva com antecedência ou entre na lista de espera.

4. Oteque
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Yelp
Oteque
#1 de 44267 restaurantes em Rio de Janeiro, Brasil
Rua Conde de Irajá, 581, Rio de Janeiro, Brasil, 22271-020
Fechado até às 19:00

2 estrelas Michelin, #12 na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina

O chef e proprietário de dois restaurantes estrelados, Alberto Landgraf foi reconhecido como um “astro em ascensão” da América do Sul pela FOUR Magazine e está entre os 100 melhores chefs do mundo. Ele trabalhou com Tom Aikens e Gordon Ramsay em Londres antes de retornar ao Brasil e começar seu próprio negócio. O Oteque, seu segundo empreendimento, rapidamente conquistou o reconhecimento dos inspetores Michelin e se tornou um favorito entre os clientes.

O Oteque é inspirado na culinária japonesa, o que se reflete não apenas nos ingredientes dos pratos, mas também em sua simplicidade e na técnica precisa. Aqui, você poderá experimentar um menu-degustação elaborado com os mais frescos frutos do mar, carnes e vegetais locais, todos produzidos com base nos princípios do comércio justo. Entre as oito etapas, há criações incontornáveis como o boudin de foie gras com pupunha e tucupi (molho extraído da raiz da mandioca brava da Amazônia), a batata baroa assada (uma raiz dos Andes) com cogumelo cru, a ostra com leite de castanha e, para sobremesa, o sorbet de abacaxi com parmesão e mel de jataí. O menu-degustação custa 120 $ por pessoa e vale muito a pena provar.

E não se esqueça de conferir o interior do Oteque, projetado pelo próprio chef. Decorado em tons de marrom, com detalhes modernos, o restaurante possui uma cozinha completamente à vista, um imenso aquário e um salão chique, de ambiente informal mas elegante.

5. Oro
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Foto do Restaurant Guru
Oro
#3 de 44267 restaurantes em Rio de Janeiro, Brasil
Av. General San Martin, 889, Rio de Janeiro, Brasil, 22441-015
Fechado até às 19:00

1 estrela Michelin desde 2015, categorias no prêmio Veja Rio Comer & Beber 2016: Chef do Ano, Melhor Contemporâneo e Sommelier do Ano; prêmios de Felipe Bronze: Chef do Ano pela revista Veja Rio em 2010, 2011, 2012, 2016, pelo jornal O Globo em 2003 e 2011 e pelo Guia 4 Rodas em 2013, #5 no Gourmand World Cookbook Awards 2013

O Leblon, um dos bairros mais charmosos do Rio, com restaurantes sofisticados, praias lindas e diversas boutiques, é o pano de fundo do Oro, espaço que brilha sob a direção de Felipe Bronze. É um dos chefs mais festejados do Brasil, um famoso apresentador de TV e autor de um livro de receitas.

A casa apresenta um menu que combina as tradições da cozinha brasileira com técnicas culinárias de ponta. A equipe do Oro está em constante evolução, sempre se empenhando em estar na vanguarda da gastronomia moderna. O restaurante serve dois menus, Criatividade e Afetividade, com a maioria dos pratos preparados na brasa. O primeiro é "um passeio mais longo pela cozinha", com foco em ingredientes sazonais. É composto por petiscos + quatro pratos principais + uma sobremesa e custa 125 $ por pessoa, mais 65 $ pela harmonização de vinhos. Entre as delícias oferecidas, o pão de queijo com praliné de castanhas, o pudim de feijão com ouriço-do-mar, o camarão com pistache e alho-poró e, para sobremesa, o bolo de amêndoa com gema e cajá. O segundo menu é mais curto e consiste em 2 pratos exclusivos da mesma lista. O preço é de 102 $ por pessoa e mais 50 $ se você desejar uma garrafa de vinho da coleção montada pela esposa do chef, a premiada sommelier Cecília Aldaz. A maioria dos pratos é comida com as mãos, exceto um: a costela de boi, que é preparada em baixa temperatura por dois dias e é acompanhada de farinha de mandioca e uma gema defumada.

Após a reforma em 2016, o interior do Oro ganhou ainda mais esplendor, usando madeira e detalhes em vermelho, iluminação aprimorada no teto e elementos que fazem referência ao fogo, uma homenagem às técnicas culinárias do restaurante.

Como você vê os preços desses restaurantes estrelados? Acha que são acessíveis? Deixe-nos saber nos comentários qual dos lugares acima você gostaria de visitar.

Mostrar no mapa
Adicione seu comentário

0 comentários

Mostre mais (-5)arrow