É natural se interessar por uma cidade como Fortaleza ao visitar o Brasil. Uma das maiores e mais ricas cidades do país, renomada maravilha metropolitana, uma cidade litorânea de fácil acesso pela mais importante rodovia federal, Fortaleza é extremamente atrativa para quem quer gastar seu tempo livre e um pouco de dinheiro. Tudo isso naturalmente torna a cena gastronômica local atrativa, crescente e rapidamente adaptável. É muito interessante conferir alguns dos melhores pratos que essa joia do Brasil tem a oferecer.
A coxinha é um prato brasileiro popular que apareceu a mais de cem anos. De acordo com a lenda, o filho da Princesa Isabel comia somente a coxa do frango assado. Um dia o cozinheiro não tinha coxas para assar, e então usou o frango como um todo, transformado-o em um salgadinho frito no formato de uma coxa. Assim o perspicaz cozinheiro agradou o filho da princesa, e as coxinhas espalharam-se pelo Brasil a fora como um substituto mais saciante e barato para as coxas de frango assadas.
Começaremos a lista com algo leve e relativamente simples. Um prato popular para uma refeição rápida é a coxinha. É basicamente uma massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha. A massa é recheada com frango desfiado ou uma coxa de frango inteira, às vezes com um pouco de purê de batata. Os recheios clássicos costumam ser de frango, catupiry ou requeijão e cebolas, salsa e cebolinha. O resultado é rico em sabor e não muito pesado para o estômago, o que é perfeito para quem come fora de casa como parte de um estilo de vida ativo.
O Tortelê é um bom lugar para experimentar a coxinha.
O gosto e textura desses doces está entre uma trufa de chocolate e um caramelo de chocolate macio.
Se quiser dar continuidade à tendência de alimentos leves, acrescente à sua lista uma sobremesa chamada brigadeiro. Os brigadeiros são essencialmente brasileiros e foram inventados por volta de 1946 como parte, entre outras coisas, de uma campanha política. Independente disso, o prato em si se tornou um marco da culinária brasileira. O brigadeiro é geralmente moldado em pequenas bolas cobertas com granulado de chocolate e colocadas em uma pequena forma de cupcake. Uma receita tão simples que torna os brigadeiros muito populares na culinária caseira.
Mas se quiser comer fora, o Empório Brownie é uma boa pedida.
Agora, vamos dar uma olhada em algo que a culinária brasileira em Fortaleza pegou emprestado do Peru. A Causa é um prato que combina batata com uma pimenta laranja brilhante que tem um nível de picância médio-forte. Uma causa clássica é um bolo de batata frio e saboroso. As causas são tradicionalmente servidas com vários recheios, como abacate, ovos cozidos, atum, frango, caranguejo desfiado, salmão, camarão e maionese. O sabor é exótico, o bolo é muito nutritivo e interessante o suficiente para conferir na hora de comer fora.
Gelateria Trevo é uma escolha boa para comer causa.
Indo além com as influências estrangeiras na gastronomia local, vale a pena observar alguns dos alimentos europeus mais originais. Por exemplo, a famosa e ainda pouco explorada pizza dobrada feita com massa fermentada. Os Calzones geralmente são feitos com carne de porco ou carnes semelhantes, mas mais exóticas, incluindo uma variação clássica com carne de cabra, bem como ovos e queijo. As variações modernas do prato usam massa de pizza para a preparação, embora um bom chef a prepare especificamente para calzones.
A Forneria Coriolano tem calzones para todos os gostos.
Outra possibilidade estrangeira na diversificada Fortaleza é em si um produto do intercâmbio cultural entre a gastronomia espanhola e portuguesa. Os Churros são doces famosos com reputação de boa comida de rua e muitas vezes servidos como sobremesa. Os churros são fritos até que se tornem crocantes e enrugados na superfície após serem feitos em uma "churrera", uma ferramenta em forma de seringa com um bico em forma de estrela. Os churros recheados são servidos no Brasil com chocolate, que é um complemento popular à receita clássica.
Ótimos churros brasileiros são encontrados no Cabaña Del Primo.
Um ensopado de frango com arroz, prato típico de Minas Gerais.
Agora estamos nos aventurando em um campo mais sério e substancial. Quando terminar de comer doces e sobremesas, é hora de algo como um bom ensopado. O Brasil tem o ensopado perfeito para essa ocasião, a galinhada é muito popular na região. Este cozido é muito simples e consiste em arroz com frango acompanhado de ervas e especiarias de acordo com as preferências locais, variando de acordo com os chefs. O prato é de origem portuguesa e é tão comum na culinária brasileira como o pão fatiado.
Se quiser conhecer a galinhada, o Restaurante Benjamim é o lugar certo.
Espessa sopa de peixe brasiliera com pedaços de salmão, tomates, pimenta-biquinho, cebola e leite de coco. Essa sopa de peixe temperada é normalmente cozida e servida em panelas de barro.
Já que terminamos com a galinhada, é hora de encontrar algo igual, mas diferente. O peixe, por exemplo, é uma escolha natural para um local situado junto ao oceano. Assim, um curioso explorador de comida sempre pode encontrar um bom caldeirado de frutos do mar chamado moqueca. Sua receita clássica consiste em camarão ou peixe com base de tomate, cebola, alho, limão e coentro. O nome "moqueca" vem do termo "mu'keka" na língua Kimbundu, o que torna o prato aparentemente simples muito mais interessante em termos históricos.
Coco Bambu Meireles tem toda a moqueca que você precisa.
Carne salgada e seca em tradicional processo da cozinha nordestina. A carne de sol em geral é servida com aipim frito e manteiga de garrafa, porém, existem inúmeras receitas.
Comemos frango e peixe, então é hora de provar algo mais forte e também muito tradicional da culinária brasileira. Tem esse salgado e saboroso ingrediente chamado Carne-de-sol que provavelmente é obrigatório para quem quer conhecer o sabor da carne brasileira. O prato em si é nordestino de origem sefardita e consiste em carne bovina fortemente salgada exposta ao sol por um ou dois dias para curar. esta carne é a base que por vezes é frita e servida como hambúrguer ou assada no forno com natas.
O Geppos Praia é muito bom quando o assunto é carne, inclusive neste prato especial.
A farofa é um prato salgado que serve de acompanhamento na culinária brasileira, o principal ingrediente da qual é a farinha de mandioca ou de milho, em geral passada na gordura, e à qual você pode adicionar outros ingredientes tais como milho, bacon frito, salsichas, ovos, salsinha, cebolas, bananas e repolho, entre outros.
O próximo item da nossa lista é tão comum no Brasil que é produzido comercialmente e embalado para venda, mas também pode ser preparado em casa. Para uma experiência em restaurantes, a farofa é interessante principalmente porque pode ser facilmente combinada com quantidades variadas de sal, carne defumada e especiarias. As receitas mais comuns envolvem farinhas torradas com bastante manteiga, óleo vegetal ou azeite de oliva, sal, bacon, cebola, alho, linguiça, azeitona, etc. é um tipo de prato diversificado e flexível perfeito para explorar em restaurantes.
Você pode começar pelo Cantinho Do Frango.
É quase uma pequena tradição que nossas listas de culinária brasileira terminem com um drink, e a cachaça ocupa um lugar muito especial em nossos corações e copos por um motivo. É um licor nacional brasileiro feito de caldo de cana fermentado. A cachaça é frequentemente usada para criar coquetéis e outras bebidas complexas em todo o continente e até mesmo no mundo todo. A cachaça só pode ser produzida no Brasil, com receitas, equipamentos e materiais como o açúcar fermentado usados desde os tempos da colonização portuguesa.
Giz Cozinha Boêmia vai cuidar de suas necessidades de bebida.
A esta altura, está bastante claro que Fortaleza é um lugar extremamente interessante, com muitos lugares de nível mundial para comer, além de outros pontos de interesse. Desejamos a você muito sucesso explorando tudo o que a cidade tem a oferecer.
0 comentários