Quando pensamos no Brasil, muitas ideias e imagens diferentes nos vêm à mente. Uma delas é a palavra “grande”. Grandioso, até. Ninguém pode negar que o Brasil é um grande país com fortes tradições, uma cultura marcante, e muitas coisas que não são amplamente conhecidas no resto do mundo, mas que dão à sua terra e ao seu povo uma singularidade que não pode ser negada. A cidade de Brasília, com sua história remontando ao século dezesseis e culminando com sua inauguração como capital federal do país, é um grande exemplo desta verdade. Portanto, explorar a culinária local torna-se ainda mais empolgante.
Vamos iniciar esta lista com algo para colocar fogo nas suas veias e te energizar para explorar o resto. Cachaça é uma bebida nacional brasileira feita de suco de cana de açúcar fermentado. É a bebida alcoólica mais popular do país e um ingrediente comum em coquetéis. A bebida em si remonta ao início do século dezesseis e se tornou tão comum e natural para o povo e os restaurantes que você não pode dizer que você bebeu uma bebida brasileira se não provou algo com cachaça.
O adequadamente nomeado Empório da Cachaça te ajudará a preencher esta lacuna.
Um ensopado de frango com arroz, prato típico de Minas Gerais.
Progredindo naturalmente da bebida para a comida, devemos escolher algo leve e relativamente simples. Que tal um cozido de frango com arroz? Isso é a galinhada, um dos pratos mais comuns e populares desta região do Brasil. Inegavelmente português, é cozido relativamente rápido, mas permanece requintado em ambos sua forma e sabor. Muitos restaurantes servem galinhada, e a maioria dos chefs não se contém em adicionarem um toque pessoal a um conjunto de ingredientes um tanto básico. Isso torna este prato um dos melhores marcadores para restaurantes específicos em termos de exploração.
Um dos primeiros lugares a tentar seria o Restaurante Embaixada de Minas.
Carne salgada e seca em tradicional processo da cozinha nordestina. A carne de sol em geral é servida com aipim frito e manteiga de garrafa, porém, existem inúmeras receitas.
Em um lugar quente como Brasília, carnes salgadas não são novidade. Prová-las é quase obrigatório se você realmente quiser explorar a culinária local. Entre muitas opções menos conhecidas e populares está a Carne-de-sol, um prato à base de carne salgada preparado usando o poder do sol. O prato é frito e servido como hambúrguer, ou cozido no forno com creme ou, mais tradicionalmente, preparado como uma paçoca salgada. Apesar das suas origens humildes, a carne-de-sol tornou-se um prato famoso e agora é servida em restaurantes por todo o país.
Para uma escolha menos óbvia de local, experimente A Barraca Revistaria e Tapiocaria.
É um sopa de camarão e paixe com nozes, um prato do dia a dia no Brasil que vêm com arroz branco por cima.
O nome do nosso próximo prato deriva de uma frase que significa “para ela”. Isso provavelmente é devido ao fato dessa receita lembrar “um prato simples preparado para uma ocasião romântica". Ou talvez seja apenas uma teoria sentimental. Vatapá é feito de pão, camarão, leite de coco, amendoim moído, e óleo de palma macerados em uma pasta cremosa. Em alguns locais é servido com arroz, mas Brasília tem quase qualquer variação nos seus restaurantes. Alguns chefs substituem o camarão por atum moído, frango ou bacalhau.
O Manzuá é uma aposta segura para encontrar um vatapá decente em Brasília.
É interessante que um dos ingredientes mais populares no Brasil seja o arroz. Muitos pratos variados são feitos usando-o como componente principal e, naturalmente, as pessoas aprenderam a preparar o arroz como um prato separado. Servido com carnes e molhos, frito, grelhado, cozido e processado de mil maneiras, o arroz está em quase todo lugar. Uma variação mais exótica é o arroz preto, e você realmente tem que procurar para achar algo baseado nisso em Brasília. Porém, o experimento certamente valerá a pena.
Você pode encontrar o arroz preto no A Mano.
Agora vamos sair das coisas que são únicas na região e vamos aprender como os brasileiros lidam com pratos criados na idade da integração global. Surpreendentemente, parmo é bem popular em Brasília, mesmo tendo forte competição. O prato é feito de uma costeleta de frango ou porco à milanesa, junto com um molho branco bechamel e queijo. Seu nome e uma referência ao prato frango à parmegiana, que é feito com molho de tomate e queijo muçarela. Parmo foi eleito um dos pratos para viagem mais populares no Brasil em 2019, e sua popularidade não caiu desde então.
O Nonna Augusta é onde você pode encontrar o melhor parmo de Brasilia.
O Brasil é uma terra exposta ao mar, então frutos do mar em suas diversas variações são muito populares, especialmente nas regiões norte e leste do país. Em Brasília, você pode encontrar quase qualquer tipo de fruto do mar, com camarões sendo particularmente populares. Chefs locais fritam, fervem e processam camarões, adicionam molhos e especiarias, e os servem com arroz, porque, como mencionamos, este é um dos componentes mais populares, quando não estão tentando reinventar a ideia de comer camarão. É saudável e relativamente barato quando comparado a algumas das opções culinárias mais exóticas.
Alguns dos melhores camarões de Brasília podem ser encontrados no Coco Bambu.
Um prato cozido em folhas de milho ou de bananeira. O recheio é uma pasta de milho fervida, que pode ser doce ou salgada, dependendo dos ingredientes adicionais.
Saindo dos pratos mais pesado, devemos prestar mais atenção aos doces. Ou não. Podemos procurar algo um pouco azedo para diversificarmos nosso paladar. A cozinha brasileira tem a pamonha, uma pasta feita de milho doce, tipicamente servida embrulhada na sua própria palha. Sua doçura depende do preparo e desejo do chef. Variações salgadas podem ser recheadas com queijo, linguiça, carne moída, cubinhos de frango ou pimentas. Os doces são misturados com polpa de coco.
O Pamonhão Kalú é uma escolha natural para uma boa pamonha.
Ese prato é um tipo de crouton com canela e açucar em pó. Frequentemente o prato é servido à mesa decorado com frutos frescos.
A frase de efeito da culinária moderna é que ela raramente chega à perfeição na mesma região onde nasceu. As torradas francesas são famosas no mundo todo, mas muitos países criaram suas próprias versões delas, frequentemente mais interessantes e dignas de exploração do que a versão “clássica”. No Brasil, temos a rabanada, uma versão das torradas francesas cobertas com açúcar e canela em pó. É um prato popular nas tardes de Natal, mas ninguém irá censurar um visitante curioso ou um local amante dos doces de provar a rabanada em um dos muitos restaurantes de Brasília.
Experimente o Lago Restaurante para uma rabanada local decente.
Prato brasileiro feito de patas sem caso de vacas, cozidas com feijão e legumes.
Para terminar a lista, vamos voltar à carne. Ou pelo menos algo feito de carne. Os pés de vaca não são a base mais comum para uma refeição, mas os brasileiros conseguiram este feito ao nível dos melhores inventores europeus. Mocotó é basicamente feito de pés bovinos cozidos com feijão e legumes, e servidos como parte de um jantar complexo. Para ser justo, a receita original vem de Portugal, e antes disso dos territórios colonizados de Angola. Porém, o Brasil tem uma peculiaridade que torna a sua versão única - os chefs locais adicionam grão de bico.
Para encontrar um mocotó decente, você não precisa ir longe. Locais como o Bar do Mocotó são bem óbvios.
Como pode ver, mesmo entre as cidades brasileiras, Brasília tem algo próprio a oferecer. Boa sorte ao explorar a cidade, e divirta-se o máximo que puder ao fazê-lo!
0 comentários