Onde:
5 pratos brasileiros para provar em São Paulo

5 pratos brasileiros para provar em São Paulo

por Olga Borges 15 dias atrás

Índice

  • 1. Feijoada, um típico guisado brasileiro
  • Nordeste a Mesa, lugar perfeito para comer feijoada
  • 2. Farofa, acompanhamento tradicional brasileiro
  • Maria Farofa Bar e Restaurante, uma referência de brasilidade
  • 3. Vatapá, prato brasileiro de frutos do mar
  • Consulado da Bahia da Praça, gastronomia baiana em SP
  • 4. Acarajé, comida baiana de rua
  • Tabuleiro do Acarajé, uma casa com acarajé excepcional
  • 5. Canjica, mingau doce de milho
  • Empório Coisas de Minas, um café com proposta artesanal
Mostrar no mapa

O que é São Paulo? Muitas coisas. Para o Brasil, é o coração financeiro e um centro de negócios em rápido desenvolvimento que atrai investimentos de todas as partes do mundo. Para o restante do planeta, é a cidade mais populosa fora da Ásia e a quarta maior em população globalmente. E para os turistas que visitam o Brasil ou a própria São Paulo, é um caldeirão cultural com influências de mais de 200 países, o que resulta em uma vasta tapeçaria de tradições.

A gastronomia aqui é tão variada quanto a composição étnica da metrópole. Da oriental e nórdica à africana e sul-americana, é possível experimentar praticamente qualquer cozinha que a civilização tenha criado. Neste artigo, porém, vamos focar nos pratos brasileiros mais queridos dos locais, que refletem a rica história deste magnífico país.

1. Feijoada, um típico guisado brasileiro

Feijoada. Imagem: Melsj. Licença: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0. Original recortado.Feijoada. Imagem: Melsj. Licença: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0. Original recortado.

A feijoada é o prato brasileiro mais popular no mundo. No próprio país, a feijoada é onipresente: as pessoas a preparam e comem em toda a parte. Além disso, é uma comida verdadeiramente democrática, apreciada em todas as camadas da sociedade.

A feijoada clássica brasileira é um generoso guisado feito com feijão-preto e ingredientes como tomate, cenoura e repolho, além de carne de porco – especificamente, cortes menos nobres, como pés e orelhas. Uma rodela de laranja por cima remete à receita original da feijoada. O prato é acompanhado de arroz, farofa e vegetais fritos como couve. Salsichas, como parte do guisado ou apenas um acompanhamento, é outro componente que pode aparecer em seu prato.

Quanto à história da feijoada, ela está ligada aos escravos africanos trazidos para o Brasil há séculos. Eles não tinham muita escolha em termos de alimentação e se contentavam com o que estava disponível. Daí a receita da feijoada: inclui o que seus senhores rejeitavam. Com o passar dos anos, ela subiu na hierarquia gastronômica, tornando-se um prato nacional.

Nordeste a Mesa, lugar perfeito para comer feijoada
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Nordeste A Mesa
#812 de 86340 restaurantes em São Paulo, Brasil
Av. Nova Independência, 453, São Paulo, Brasil, 04570-000
Aberto até às 16:00

Localizado na zona sudeste de São Paulo, na avenida Nova Independência, 453, o Nordeste a Mesa é um restaurante brasileiro frequentemente elogiado online por sua excelente feijoada. O cardápio inclui uma variedade de pratos típicos, a maioria originária do Nordeste do Brasil.

Com cerca de 1.200 avaliações no Google, o Nordeste a Mesa possui uma nota de 4,7, o que é bastante alto para uma casa de proposta simples. Os motivos são óbvios: comida brasileira de alta qualidade e um ótimo atendimento – tudo o que é necessário para uma experiência memorável.

2. Farofa, acompanhamento tradicional brasileiro
Farofa
Farofa

A farofa é um prato salgado que serve de acompanhamento na culinária brasileira, o principal ingrediente da qual é a farinha de mandioca ou de milho, em geral passada na gordura, e à qual você pode adicionar outros ingredientes tais como milho, bacon frito, salsichas, ovos, salsinha, cebolas, bananas e repolho, entre outros.

Farofa. Imagem: Melsj. Licença: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0. Original recortado.Farofa. Imagem: Melsj. Licença: Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0. Original recortado.

O ingrediente principal da farofa é a farinha de mandioca ou de milho. A farinha é torrada com gordura e, em seguida, adicionam-se diversos ingredientes, como ovos, bacon ou salsicha, para tornar o prato mais nutritivo, e vegetais ou frutas, como salsa, cebola e banana, para acrescentar sabor. Versátil, a farofa não se limita a uma única receita, podendo também ser combinada com carne defumada ou especiarias exóticas, para citar apenas alguns exemplos.

Um alimento imprescindível da culinária brasileira, a farofa pode ser encontrada em supermercados, embalada em pacotes, e provavelmente não há família no país que não a prepare regularmente em casa.

Sua origem é bastante interessante. Segundo uma das teorias, a farofa surgiu antes mesmo da colonização do Brasil pelos portugueses. Sua invenção é atribuída aos tupi-guarani, um dos povos indígenas do país. Eles torravam farinha de mandioca sobre o fogo, em um casco de tartaruga, para que o calor soltasse a gordura animal e enriquecesse o prato. Atualmente, ninguém cozinha farofa dessa maneira, mas a abordagem básica permanece inalterada ao longo dos séculos.

Maria Farofa Bar e Restaurante, uma referência de brasilidade
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Facebook
Foto do Google
Foto do Google
Maria Farofa Bar e Restaurante
#1177 de 86340 restaurantes em São Paulo, Brasil
R. Maria Cândida, 641, São Paulo, Brasil, 02071-011
Fechado até às 12:00

Se um restaurante carrega em seu letreiro o nome do prato que você quer experimentar, é sinal claro de que deve fazer uma parada ali. No Maria Farofa Bar e Restaurante, a farofa é preparada com maestria e se destaca pelo sabor excepcional, como comprovam as avaliações online.

O cardápio da casa oferece os clássicos da culinária brasileira e portuguesa: diversos tipos de paletas, vatapá, moqueca e sobremesas como canjica e quindim. Para uma experiência completa, acompanhe a refeição com uma boa cerveja. O Maria Farofa Bar e Restaurante é um destino popular entre os locais, o que reflete o compromisso dos proprietários com a qualidade e a autenticidade em cada detalhe.

3. Vatapá, prato brasileiro de frutos do mar
Vatapá
Vatapá

É um sopa de camarão e paixe com nozes, um prato do dia a dia no Brasil que vêm com arroz branco por cima.

Vatapá. Imagem: Elingunnur. Licença: Creative Commons Attribution 3.0. Original recortado.Vatapá. Imagem: Elingunnur. Licença: Creative Commons Attribution 3.0. Original recortado.

A culinária brasileira propõe uma variedade de iguarias com consistência de creme. O vatapá é um prato farto que você não pode deixar de experimentar em São Paulo ou em qualquer outra parte do país. A base da receita é uma pasta feita de amendoim moído, pão, azeite de dendê, leite de coco, peixe e camarão. As receitas podem variar, mas esses ingredientes são os que melhor representam o vatapá.

Suas origens remontam ao século XVI. Acredita-se que foi inventado pelos escravos trazidos da África Ocidental para o Brasil. Atualmente, é um prato frequente na mesa das famílias brasileiras no estado da Bahia e nas regiões Norte e Nordeste do país. Se ainda não teve a oportunidade de provar o vatapá, abaixo sugerimos um lugar ideal para desfrutar desse quitute.

Consulado da Bahia da Praça, gastronomia baiana em SP
Foto do Restaurant Guru
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Consulado da Bahia - Praça
#13944 de 86340 restaurantes em São Paulo, Brasil
Praça Benedito Calixto, 189, São Paulo, Brasil, 05406-040
Fechado até às 12:00

A Bahia, um dos estados do Brasil, é considerada o berço do vatapá. Então, o restaurante Consulado da Bahia, como sugere o nome, é exatamente o local para conhecer o verdadeiro sabor dessa iguaria.

Com um interior bastante funcional, o estabelecimento é perfeito para receber grupos grandes e pequenos, oferecendo um menu que tem opções inclusive para quatro pessoas. Além do vatapá, não deixe de provar outras especialidades de frutos do mar. Um destaque é a moqueca, que mereceu uma seção inteira no cardápio do Consulado da Bahia.

4. Acarajé, comida baiana de rua
Acarajé
Acarajé

São ervilhas descascadas, que são fritas em óleo de palma até dourarem. Camarão frito, tomates e pasta de camarão são adequados para o recheio deste prato. O proato não só é increivelmente saboroso, mas também barato.

Acarajé. Imagem: Claudia Baiana. Licença: Domínio Público. Original recortado.Acarajé. Imagem: Claudia Baiana. Licença: Domínio Público. Original recortado.

acarajé não é um salgado qualquer. A massa deste prato é feita de feijão-fradinho, pimenta, sal e cebola, mas os cozinheiros podem modificar a composição da receita a seu critério. O recheio, que vem totalmente ou parcialmente coberto, pode ser qualquer coisa – desde carne bovina frita, passando pelo carneiro e chegando ao camarão seco, caruru e coco.

Você pode ver os vendedores de acarajé nas ruas de São Paulo preparando a guloseima em uma panela cheia de óleo de palma fervente. Não é exatamente uma comida saudável, mas vale muito a pena experimentar pelo sabor e pela história.

O acarajé é na verdade uma variação brasileira do prato nigeriano conhecido como akara. Sendo mais um exemplo de receita trazida ao país pelos escravos africanos e adaptada às condições locais, é delicioso e simples de fazer. O acarajé é um lanche de rua perfeito, embora na cultura do povo iorubá, que inventou o prato, o akara seja preparado para celebrar uma vitória ou homenagear uma pessoa que faleceu.

Tabuleiro do Acarajé, uma casa com acarajé excepcional
Foto do Restaurant Guru
Foto do Foursquare
Foto do Yelp
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Foursquare
Tabuleiro do Acarajé
#25005 de 86340 restaurantes em São Paulo, Brasil
R. Jesuíno Pascoal, 30, São Paulo, Brasil, 01224-050
Fechado até às 17:00

Pouco mais que uma barraca de comida de rua, o Tabuleiro do Acarajé é o segundo espaço mencionado neste artigo que traz o nome de um prato em seu título. Assim como no caso do Maria Farofa Bar e Restaurante, isso sinaliza a excelência do quitute servido, algo confirmado pela nota de 4,7 no Google Maps, com cerca de 1.200 avaliações.

Apesar de o acarajé ser a especialidade da casa, há também uma variedade de outras opções de comida de rua, brasileira e estrangeira. Você pode comer ali mesmo, na hora, dentro ou fora, aproveitando a vista e o ambiente ao redor, ou levar seu pedido para outro local, como um dos parques de São Paulo.

5. Canjica, mingau doce de milho

Canjica. Imagem: Leo Rey. Licença: Creative Commons Attribution 2.0. Original recortado.Canjica. Imagem: Leo Rey. Licença: Creative Commons Attribution 2.0. Original recortado.

canjica, também conhecida como mungunzá, é um tipo de mingau, geralmente composto por milho-branco (canjica, grãos de milho tratados), açúcar e leite de coco, além de um pouco de canela por cima para dar sabor. Variações da receita podem incluir leite condensado, baunilha, cravo e coco ralado.

Essa iguaria é mais um legado dos escravos africanos que chegaram ao país no século XVII. Mas, ao contrário dos exemplos anteriores, é doce. Mesmo que seja uma comida bastante farta, é muitas vezes considerada uma sobremesa.

A canjica está presente em praticamente todos os restaurantes de cozinha brasileira em São Paulo. Porém, tradicionalmente, é preparada e consumida durante as comemorações do meio do inverno. As festas juninas têm como foco a vida dos caipiras. Os homens aparecem de grandes chapéus de palha e as mulheres usam vestidos xadrezes de cor vermelha, celebrando tudo relacionado à agricultura.

Empório Coisas de Minas, um café com proposta artesanal
Foto do Restaurant Guru
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Google
Foto do Foursquare
Foto do Foursquare
Empório Coisas de Minas
#19 de 6008 restaurantes com sobremesas em São Paulo, Brasil
Temos uma Bicicleta Amarela Na Calçada - Rua Taquari, 81, São Paulo, Brasil, 03166-000
Aberto até às 20:00

O Empório Coisas de Minas é um café simpático em São Paulo, onde você pode tomar um lanche ou comer algo mais substancial. De qualquer forma, será uma visita memorável, expectativa que é apoiada pela nota de 4,7 no Google Maps e mais de 2.000 avaliações.

O espaço tem um ambiente distinto que remete ao Brasil do início do século XX. Além de oferecer a maioria dos itens básicos de uma cafeteria, o cardápio inclui pratos da culinária brasileira, portuguesa e espanhola, entre eles a canjica, a queijada e os churros – todos na seção de sobremesas. Se você gosta de doces ou aprecia um bom café, o Empório Coisas de Minas é um destino imperdível.

Mostrar no mapa
Adicione seu comentário

0 comentários

Mostre mais (-5)arrow